O movimento de infosaas começou por causa desse cara…

Eu recebo muitas perguntas no meu instagram sobre infosaas, mas uma que se repete e tornou-se inspiração para esse conteúdo é quem te motivou a começar esse movimento?

Bom, entender os meus motivos é conhecer um pouco da minha história! Seria uma mentira muito grande dizer que tudo saiu da minha cabeça, ou que eu tive um sonho, uma visão sobre infosaas e outros contos para fazer você acreditar… Mas não não não… 

Os últimos três anos no mercado de tecnologia, para ser até mais preciso, no mercado de software foram a maior escola de negócios para mim, e nesse período eu posso dizer que uma pitada de timing e coragem me fizeram começar esse movimento que já está sendo aderido por muitos infoprodutores do mercado digital.

A ideia de transformar vendedores de curso em donos de infosaas surgiu de uma análise simples dos produtos de um grande player do marketing digital e quando eu vi – Vou falar igual o Érico Rocha Quando eu vi, não consegui desver…” 

Neste conteúdo você vai ver:

  1. Como era o mercado antes do ecossistema de infosaas?
  2. Quem me motivou a iniciar o ecossistema de infosaas?
  3. Como será o mercado de infoprodutos dentro do ecossistema de infosaas?
     

1 – Como era o mercado antes do ecossistema de infosaas?

Em 2017 tive o primeiro contato com marketing digital, naquela ocasião tive a sorte de conversar com um dos maiores copywriter do Brasil (reconhecido até hoje no mercado), o Édipo Tolentino. A empresa que eu trabalhava contratou a consultoria do Édipo e foi nessa época que eu aprendi tudo sobre o mercado de infoprodutos, funil de vendas e marketing digital. No instante em que eu entendi o potencial desse mercado, criei um propósito de dominar o máximo de elementos e ações necessárias para conseguir ter resultado nesse mercado.

Durante 2 anos seguidos consegui fazer uma empresa do absoluto zero chegar a uma receita média mensal de R$ 100 mil com estratégias enxutas de marketing digital foi então que decidi sair da empresa, sair da CLT para empreender.

Em 2019 comecei meu próprio negócio atuando como co-produtor no mercado de infoprodutos e por um ano e meio trabalhando com alguns players do mercado digital percebi que o mercado de infoprodutos era muito “padrão”. Eu criei uma tese na minha mente que o mercado precisava de introdução tecnológica para extrair o máximo de resultados possíveis dos alunos, e por consequência, os resultados dos infoprodutores aumentariam.

Com esse propósito em vista, decidi pausar minha atuação, minhas co-produções e fui buscar caminhos de introduzir tecnologia. A única coisa que eu sabia e tinha certeza durante aqueles 3, 4 anos trabalhando com marketing digital, era que ferramentas se faziam necessárias e presentes no dia a dia do infoprodutor e que os formatos de entrega dos infoprodutores precisavam se atualizar.

Ferramentas de e-mail marketing, criação de landing pages, criação e edição de imagens, slides, documentos e tráfego. Os infoprodutores já usavam vários saas para resolver seus problemas diários!

Quando tive noção disso, algo mudou completamente em minha percepção de infoproduto. Eu sabia que tecnologia poderia ser algo a mais, eu sabia que os infoprodutores poderiam criar suas próprias ferramentas ou até mesmo produtos mais inovadores com foco em resolver problemas. 

Tão logo, se os infoprodutores começarem a criar suas próprias ferramentas agregadas ao seus produtos de informação e conhecimento, os formatos de entrega seriam melhorados, não seriam mais planilhas, pdfs, vídeoaulas, documentos, ebooks.  

Então meu ponto de inflexão no mercado começou aqui, na metade de 2020, depois que entendi o potencial que a tecnologia poderia gerar, comecei buscar formas de aumentar a adesão dos infoprodutores à tecnologia.

2 – Quem me motivou a iniciar o ecossistema de infosaas?

Nessa mesma época, em 2020, não apenas conheci as tecnologias no-code e low-code como virei sócio de uma das maiores software-houses low-code do Brasil (como sou até hoje!). Nem preciso dizer que as experiências de negócio que eu tive, os contatos que gerei foram transformadores para mim – mas essa newsletter não é sobre esse momento da minha vida Mas sim, como depois de virar sócio eu me aproximei ainda mais do mercado de infoprodutos e comecei o movimento de ecossistema de infosaas.

Depois de 2 anos aprendendo e gerando muito resultado no mercado de software, comecei a criar estratégias para captar infoprodutores com o objetivo de desenvolver software com a minha software-house, o resultado? Bom, parecia mais promissor do que eu imaginava.

O que eu havia constatado em 2020, começou a se tornar realidade 2 anos depois. Com uma carteira enxuta de 5 infoprodutores querendo transformar seus cursos em um infosaas, desenvolver seus aplicativos, eu queria expandir ainda mais esse movimento, só não sabia como. 

Navegando pela internet, encontrei um vídeo no youtube do meu amigo Renato Asse (o detentor da maior comunidade de no/low-code do mundo) falando sobre o aplicativo de um dos grandes players da Hotmart que era feito em no-code, um tal de Leandro Ladeira. – Acredite! Depois que eu assisti esse vídeo, minha cabeça parecia que ia explodir…

O que eu estava buscando lá em 2020, em como a tecnologia poderia melhorar a entrega dos infoprodutores, todo o potencial que eu sabia que era possível foi tangibilizado depois que eu assisti esse vídeo. 

A perfeita junção do conhecimento (info) com software (saas) para entregar recursos e funcionalidades que vão muito além de um bloco de notas, um pdf, uma planilha ou diversos documentos que mais fazem os alunos ficarem perdidos do que transformados. A maestria com que o Ladeira conseguiu adaptar sua metodologia em um software foi revelador para mim, que inclusive, me tornei não apenas um admirador, mas um aluno e um pesquisador.

Fui entender na prática o “como foi feito”, porque para mim já estava claro “o que foi feito”! Durante essa jornada de pesquisador, entendendo a engenharia estratégica utilizada pelo Ladeira, constatei que ele não tinha apenas um infosaas, mas tinha três, o AppBumper, o Stories10x e o Planner3 (esses foram os softwares dos quais tive acesso, sei que ele tem mais alguns softwares em outros produtos).

Analisando cada um desses software, as estratégias adotadas pelo Ladeira de venda, entendi que o grande foco de um Infosaas é a metodologia do infoprodutor. Quando se tem um processo muito bem estruturado, do qual torna a jornada dos alunos em um passo a passo, com direcionamento, evolução contínua, e principalmente, aplicação prática você tem um grande potencial de infosaas nas mãos!  

Então respondendo a pergunta deste parágrafo, quem me motivou a iniciar o ecossistema de infosaas? Minha resposta sempre será o Leandro Ladeira. Para mim, ele é o player do marketing digital que entendeu perfeitamente como fazer um infoproduto ser único transformando ele em um infosaas.
 

👇Vou deixar abaixo três vídeos do Ladeira mostrando um pouco dos seus infosaas:

AppBumper (Infosaas do Venda Todo Santo Dia)

Stories 10x (O Infosaas do Stories 10x é apresentado a partir de 13m47s)

Planner 3 (O Infosaas é apresentado a partir de 5m25s)

Depois de toda essa jornada de pesquisas e constatações realizadas entre 2022 e 2023, decidi que esse ano (2024) eu colocaria tração no movimento de Infosaas, abrindo esse modelo de negócio para o mercado de infoprodutos mesmo não tendo nenhuma certeza sobre sua adesão.

 

3 – Como será o mercado de infoprodutos dentro do ecossistema de infosaas?

No começo do ano participei de um evento com alguns players do mercado digital, e durante uma roda de networking, explicando o movimento que eu estava gerando, e pegando sempre o exemplo do Ladeira para tangibilizar o que eu estava falando, recebi o seguinte feedback: “Isso dificilmente dará certo! Quantas pessoas podem ser um Leandro Ladeira?…‘’

Bom, eu respeito muito quem me disse isso, mas se eu tivesse ouvido e acatado esse comentário no início do ano, teria perdido outros feedbacks que vieram logo em seguida…

Um grande player reconhecido no mercado que fatura múltiplos 7 dígitos mensais me disse o seguinte: “Aqui nos EUA, estou acompanhando esse movimento faz uns 4 anos… O que você está fazendo será tendência no Brasil nos próximos anos, apenas continue…” 

Outro player que possui um portfólio de saas, micro-saas e infosaas também me disse: “O que eu gostei da sua mensagem é que você mostra para um infoprodutor que o caminho de software é o que gera valor para o negócio e para marca, transformando um simples produto em um ativo…”

E por último, um player que faz parte de um dos maiores grupos de aceleração de negócios do Brasil me deu o seguinte conselho: “Eu acompanho o mercado de infosaas na gringa faz uns 6 anos e nunca vi ninguém falar sobre isso no Brasil e quando eu vi você levantando essa bandeira de uma maneira muito simples, eu precisava saber quem era você e dizer para você apenas continuar. Isso vai mudar o mercado!…”

Eu tive muitos outros feedbacks e oportunidades de conversar com muita gente boa, o que posso dizer para você, meu caro leitor(a)… É que o mercado digital proporcionará o surgimento de inúmeros ladeiras! Muitos pequenos, médios e grandes players vão começar suas jornadas de transformação, deixando de ser simples vendedores de cursos para serem donos de infosaas.
 

Criando, melhorando e lapidando cada vez mais suas metodologias teóricas e práticas de ensino, mesclando a entrega do conhecimento (info) com software (saas). Entregando uma experiência cada vez mais interativa e imersiva para seus alunos, saindo do padrão de mercado e passando a jogar o jogo de ecossistema de educação com tecnologia.

 

O que falta para você entrar para o ecossistema de infosaas?

Você pode dar o primeiro passo para entrar no ecossistema de infosaas agora mesmo, se você é um infoprodutor que tem +300 alunos ou uma receita média mensal de R$ 50 mil basta responder a aplicação da Mentoria Infosaas.

Nessa mentoria eu vou ajudar os infoprodutores que desejam ganhar previsibilidade, aumentar o engajamento dos seus alunos, criar um negócio de receita recorrente, agregar valor a sua marca e ter um ecossistema de educação com tecnologia através de um infosaas.

  1. Vou entender sua metodologia de ensino
  2. Ajudar a planejar seu infosaas
  3. Acompanhar a implementação e a tração de mercado do seu infosaas
  4. Colocar você dentro do ecossistema de infosaas
     

👉 RESPONDER APLICAÇÃO AGORA!

 

Agora que você já sabe como surgiu esse movimento de Infosaas posso te pedir um favor? Vai lá no meu Instagram (@orafaelalmeidah) e me manda um feedback sobre esse conteúdo aqui e dê suas sugestões de conteúdo! Fazendo isso vou entender que você gostou e será um grande incentivo para continuar escrevendo.

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