Estou Abandonando o Mercado de Infoprodutos!

Chegamos em um momento do mercado de infoprodutos em que o óbvio, às vezes, na maioria esmagadora das vezes, precisa ser dito. 

Para quem já está me acompanhando há pelo menos 90 dias, já percebeu que o meu ‘modus operandis’ é remar contra a maré, ou seja, se o mercado estiver falando A, eu estarei falando B. Se o mercado estiver direcionando para o caminho A, eu estarei direcionando para o caminho B. 

Isso não significa de forma alguma que o mercado está errado, e que eu esteja certo ou vice-versa, a grande questão é que nós precisamos defender o que acreditamos, levantar uma bandeira, expor uma mensagem e se tiver alguém que ouça e se conecte com isso é o caminho que eu sigo.

Com isso, posso dizer categoricamente que estou abandonando definitivamente o modelo tradicional de infoprodutos.

Eu não me encaixo nos “padrões”

Quando penso em criar um infoproduto hoje, o meu grande ponto de inflexão sempre será a transferência de conhecimento. Esse é um tema muito complexo, específico e um dos maiores fatores que fazem a maioria dos cursos não gerarem resultados.

Já parou para pensar o quão difícil é transferir todo o conhecimento e experiência que você tem para outra pessoa? Se fosse extremamente fácil, esse mercado, no modelo em que está hoje, seria o melhor do mundo! Mas nós sabemos que isso não acontece em sua totalidade.

Outro grande ponto que impacta na hora de criar um infoproduto são os modelos para que essa transferência de conhecimento seja complexa: PDFs, documentos, vídeos e vários outros formatos teóricos e de absorção dos conteúdos. 

Desde a pré-escola nós sempre fomos ensinados apenas a absorver informação sem quaisquer incentivos para praticar. Não existe lógica a gente querer que o mercado atual apenas absorvendo conteúdo consiga gerar resultados.

Entendendo isso, eu percebi nos infoprodutos que criei e lancei no mercado, uma grande dificuldade em transferir meu conhecimento. Com isso surgiu o grande insight que mudou completamente minha visão sobre o mercado de infoprodutos.

E se além de absorver os conteúdos, eu pudesse entregar formas dos meus alunos praticar, aplicar e ter uma experiência muito melhor?

Conteúdo não é diferencial, experiência sim!

Com a ascensão das IA’s, entendi que se for apenas informação por informação, as inteligências artificiais estão aqui para passar com o trator por cima e que eu deveria no mínimo investir em experiência transformando as IA’s em uma aliada no meu processo de transferência de conhecimento.

Olhando para todas as possibilidades que temos no mercado digital, ter um software que possa melhorar minha gestão empresarial, ou que pudesse melhorar a entrega do conhecimento, ou que pudesse criar experiências melhores para meus alunos seria um caminho no mínimo interessante.

Até que encontrei autores que de forma direta ou indireta já abordaram esse assunto, autores como: Jeff Walker no livro “Launch”, Dan Norris autor de “The 7 Day Startup” e “Create or Hate”, Nathan Latka autor do livro “How to Be a Capitalist Without Any Capital” e alguns outros.

Meu trabalho foi tentar entender a mentalidade dos infoprodutores brasileiros e aproveitar minha sociedade em uma software-house para validar a tese desses autores. O resultado foi muito mais que positivo, foi revelador!  

O que esses autores comentaram como possibilidades se revelou como uma grande e verdadeira necessidade, minha visão sobre os pontos de inflexão que eu tinha em meus infoprodutos também faziam parte do cotidiano de infoprodutores que já tinham muitos resultados e até reconhecidos no mercado.

Depois de dezenas de infoprodutores atendidos, a certeza que eu tive foi: a experiência será capaz de gerar mais valor do que o próprio conteúdo.

Um não substitui o outro, mas quando unificados nasce o modelo de negócio perfeito. Foi então que simplifiquei tudo em um termo fácil de entender: Infosaas!

A união do info (conhecimento/conteúdo/informação) com saas (software/aplicativo/plataforma).

O melhor modelo de negócio para mim!

SaaS já é um modelo de negócio extremamente validado no mercado há muitos anos, podemos citar alguns aqui: Salesforce, NetSuite, Concur, Intuit e muitos outros.

Para todos os novos empreendedores digitais que estão mergulhados neste mundo, e agora com a ascensão dos micro-saas, parece até um sonho poder criar uma solução e escalar ela até o infinito — Tentadora até para os empreendedores mais conservadores.

SaaS já era um grande atrativo para mim, mas quando eu vi a grande oportunidade que o Infosaas poderia gerar para os infoprodutores, eu simplesmente não poderia deixar essa oportunidade escapar, meu instinto foi apenas começar a falar sobre a junção de dois gigantes do mercado: Educação e tecnologia!

Imagine um modelo de negócio onde você pode continuar entregando seu conhecimento, mas criar softwares que auxiliam na sua gestão, entrega de conteúdo e experiência para seus alunos, e o melhor, desenvolver um ecossistema digital apenas uma vez e depois focar apenas em melhorias e dar suporte a bugs, não ficando totalmente dependente da informação e utilizando inteligência artificial como uma grande aliada em tudo isso? 

É o melhor modelo de negócio em minha humilde opinião. 

Como eu pretendo ajudar o mercado?

Depois de todo esse discurso não podia ser diferente, peguei o Infosaas e transformei ele no meu objetivo profissional: Mudar o mercado de infoprodutos.

E pensando em todos os conceitos que defendi até aqui, conteúdo não é o diferencial, na semana passada eu decidi deixar a Comunidade de Infosaas gratuita! Exatamente isso, nosso ambiente de conteúdos e tira-dúvidas passou a ter um nível de acesso gratuito para quem quiser entender e aprender mais sobre Infosaas.

Se você não faz parte ainda, muito simples, basta acessar: https://infosaas.co/hub

Meu foco com Infosaas está na experiência, que será entregue através do nosso Ecossistema de soluções para infoprodutores — Mas isso é um assunto que fica para outra newsletter.

Pensando nisso, resolvi deixar todo o conteúdo básico e essencial sobre Infosaas e conexão com outras pessoas interessadas gratuitamente para fortalecer cada vez mais esse modelo de negócio.

E como você pode ajudar?

Eu realmente não vou conseguir fazer nada sozinho, mas você pode ser um grande apoiador e expoente do Infosaas pelo mundo de uma maneira muito simples.

Além de consumir este conteúdo aqui, basta me seguir no instagram: @orafadoinfosaas, e principalmente, ser participativos em meu canal do youtube: @infosaas

Quanto mais pessoas estiverem conectadas e se moverem pelo mesmo objetivo, mais impacto geramos no mercado e mostramos que estamos dispostos a quebrar os padrões estabelecidos.

Se você é um infoprodutor, comece agora mesmo a procurar formas de transformar seu curso em um ecossistema digital.

Se você é um prestador de serviços digitais, dev ou founder de saas/microsaas comece agora mesmo a procurar formas de criar soluções para infoprodutores.

O mercado só muda quando nós mostramos o que ele precisa!

Eu estou abandonando o mercado tradicional e padrão dos infoprodutos e você?

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