Início / Infosaas – Criando sua Própria Estrutura
Primeiramente, um infoproduto é formado por um conglomerado de ferramentas que auxiliam na venda e entrega do conhecimento empacotado: e-mail marketing, criadores e editores de imagem e vídeos, mensageiros instantâneos, criadores de páginas, automatizadores e principalmente, a plataforma de infoproduto responsável por entregar seu produto para o cliente final.
Porém, esse “modelo padrão” já pode ficar restrito para os iniciantes do mercado digital, se você já faturou (ou fatura) mais de 6 dígitos com seu infoproduto, está na hora de olhar para dentro de casa e ser você o responsável por controlar todas as decisões relacionadas ao seu produto, criando seu próprio ecossistema de educação, aplicando tecnologia no seu infoproduto, criando seus próprios saas, microsaas, e claro, criando o seu infosaas.
Se manter nesse “modelo padrão” deixando o seu negócio digital exposto ao risco em que “terceiros podem tomar decisões que afetam sua jornada” é a pior escolha que você pode tomar, caso o seu objetivo seja criar um negócio de educação com longevidade no mercado.
Sob o mesmo ponto de vista, muitos infoprodutores não conseguem enxergar os problemas existentes em continuar no “modelo padrão” do mercado, e isso pode gerar, tempo, investimento e esforço perdido.
Nesse conteúdo nós vamos entender:
A Hotmart acabou de adotar uma mudança que aparenta não ter muitos impactos na vida do infoprodutor, mas ao analisar com profundidade, entendemos que a cada dia que passa, o melhor caminho para o infoprodutor é criar sua própria estrutura, seu próprio ecossistema de educação, adicionar tecnologia em sua operação, criar seus próprios saas, microsaas ou infosaas e ter uma independência completa em suas atividades comerciais.
Tudo começou quando eu li esse artigo da Hotmart 👇
Em resumo, todos os infoprodutores que efetuarem uma venda para fora do Brasil deverão ser os responsáveis fiscais e tributários seguindo as normas e exigências do país de origem do comprador. De forma prática, se eu vender para a Colômbia, vou precisar ser responsável pela apuração de impostos (saber se e quanto imposto recolher), cálculo (cálculo de impostos devidos), recolhimento de impostos, remessa (pagamento de impostos) e faturamento de cada venda realizada.
Ou seja, preciso ter um contador (ou até um advogado tributário) para me orientar e direcionar sob os regimes de vendas adotados no país de origem da venda para que eu esteja 100% enquadrado operacionalmente.
De um certo ponto de vista, isso não gera um pacto enorme, mas analisando friamente, imagine que você está há meses ou anos vendendo para outros lugares e sua preocupação é somente essa: vender!
E do nada, a empresa da qual você usa e confia para efetivar essas vendas muda o modelo de negócio impactando completamente sua operação. Eu dei o exemplo para 1(um) país e se você vender para dois, três, oito, dez países diferentes? Já parou para pensar o CAOS que sua operação deve estar agora, precisando se preocupar com algo que definitivamente deveria estar sob o seu controle desde o início, mas você confiou seu negócio na mão de terceiros e agora o desespero bateu?
Pois bem, se a Hotmart é a pioneira e dita a tendência do que acontece nesse mercado, talvez não demore muito para todas as outras plataformas seguirem o mesmo caminho. E a pergunta que fica é: O que você vai fazer agora? Ou melhor, o que você deveria ter feito antes e tem a opção de fazer agora?
Não existe resposta melhor do que: Você deve começar a criar sua própria estrutura agora mesmo!
Você já deveria desde o início da sua jornada no mercado de infoprodutos entender que você e somente você é o responsável pelo seu produto. Todas as decisões, todos os elementos que formam o seu negócio, absolutamente tudo deveria estar sendo gerenciado e decidido apenas por você.
Por sorte, estou aqui escrevendo esse material para te ajudar a tomar decisões que a partir de agora definirão o(a) infoprodutor(a) que você será!
Antes de mais nada, vamos quebrar alguns mitos aqui, ok?
Eu espero muito, muito mesmo que você no mínimo tenha lido nosso último artigo onde explicamos sobre o que é um infosaas. É muito importante que você acompanhe nossos conteúdos, afinal, você agora vai fazer parte do primeiro ecossistema de infosaas do Brasil, ou seja, você precisa estar antenado!
No começo deste artigo, falamos um pouco sobre um infoproduto ser o conglomerado de diversas ferramentas, recursos e plataformas certo? Quando falamos em ter uma estrutura própria, a primeira coisa que vem na mente é que um ecossistema 100% criado e gerenciado por mim precisa agregar todo esse conglomerado, estou certo?! Bom! Provavelmente sim.
Mas esse não é nem o foco, nem o objetivo de agora! Precisamos antes de mais nada, dar o primeiro passo para alcançar esse ecossistema.
Vamos definir primeiro o que é um ecossistema: Segundo o livro Digital Business Ecosystems, um ecossistema é um sistema complexo, dinâmico, organizado e adaptativo. A existência dos ecossistemas digitais foi possível graças à convergência de três redes: redes de Tecnologia de Informação e Comunicação, redes sociais e redes de conhecimento.
Olha que interessante, a união entre tecnologia, social e conhecimento formam um ecossistema, legal! E o que é um Infosaas mesmo? A união entre o info(conhecimento) e o saas(tecnologia) que só podem ser adquiridos e utilizados por pessoas(social) formam o que carinhosamente defendo de infosaas!
Um ecossistema para infoprodutores sempre começará com um infosaas. Pegar o que você já tem de melhor — Seu infoproduto! E criar um saas para o seu infoproduto transformando esse aplicativo em uma ferramenta que seus alunos fiquem 100% dependentes dele.
Ao longo do tempo você perceberá que incluir novas ferramentas (saas e microsaas) formarão o teu ecossistema de educação gerando um grande valor para sua marca e inserindo o teu negócio digital em uma vitrine amplamente desejada no mercado de investimentos e compras de negócios de educação (as famosas edtechs).
Agregar e-mail marketing, criadores e editores de imagem e vídeos, mensageiros instantâneos, criadores de páginas, automatizadores e outras ferramentas dentro do seu ecossistema serão apenas escolhas e decisões que você analisará no futuro, se vale ou não a pena, se faz ou não sentido, se é o que seus alunos buscam ou não…
O primeiro passo precisa ser dado agora, criar um infosaas! E nesse movimento já garantir que inserindo tecnologia em seu infoproduto você combate a pirataria, agrega valor para o negócio digital, inova na sua área de atuação, cria vantagem competitiva no mercado, aumenta o engajamento, retenção e renovação da sua base de alunos, qualifica sua base de alunos com resultados tangíveis e mensuráveis, diminui drasticamente os reembolsos, dilui a dependência da imagem e presença do infoprodutor e constrói um negócio sustentável e escalável de médio e longo prazo.
Se esse não é o passo mais importante para você agora, desculpe, eu não sei mais o que é!
Criar um aplicativo para o seu infoproduto, aproveitar sua metodologia (teórica e prática) é reduzir o risco de rejeição do negócio. Criar um software (entenda saas, microsaas ou infosaas) é um jogo diferente de apenas redigir um ebook, um pdf ou entregar uma planilha.
Um Infosaas (seja web ou mobile) precisa conter gatilhos, ações, recompensas gamificadas e um senso de auto-dependência muito forte na visão dos seus alunos, mais uma vez utilizo a mais simples das expressões para que você entenda: — Seus alunos precisam sentir que sem o seu software(infosaas) ele não conseguirá ter resultados que você quer que ele tenha.
Perceba que esse é um jogo diferente, porém, já é validado! Se você já tem metodologia, alunos, já efetuou vendas, possui uma certa relevância e resultados com seu infoproduto, vai por mim — Não falta mais absolutamente nada para você começar o seu infosaas!
Se quiser dar o primeiro passo agora mesmo, acesse o nosso formulário de aplicação para a Mentoria de Infosaas e comece agora mesmo a jornada que transformará você: um(a) simples vendedor(a) de curso em um(a) dono(a) de edtech: RESPONDER APLICAÇÃO AGORA!
Por isso que eu defendo a tese de que, se você é um infoprodutor que já tem resultados no mercado com seu infoproduto, você tem a chance de ter resultados amplamente satisfatórios ao entrar no mundo do saas com seu Infosaas. — Conheço alguns donos de saas e até microsaas que estão anos sofrendo para alançar receitas mensais acima de 5k a 10k.
Infoprodutores que vendem um infoproduto alcançando 6 dígitos no lançamento já passam essa margem do mercado de saas e microsaas com muita tranquilidade imagine quando um Infosaas é ofertado? Essa margem é assustadoramente ultrapassada!
E mais uma vez repito, não é pelo modelo de negócio, mas sim pela pré-validação já efetuada do seu método de ensino. Se o que você ensina teoricamente e o que você entrega de forma prática já geram resultado sem um infosaas, imagine do que você será capaz ao ter um infosaas.
Quando temos o nosso próprio software, cada recurso e funcionalidades são meticulosamente pensadas nos alunos, ou seja, além de focar nos resultados que eles precisam ter, nós temos o controle de tudo! Cada decisão é tomada da porta para dentro sem haver terceiros tomando decisões por mim sobre o meu produto!
Eu tenho certeza que você já deve estar aflito com esse segundo conteúdo, porque em duas newsletter você teve uma ampla abertura de possibilidade e um leque de oportunidade para o seu infoproduto.
Se você quiser acelerar esse primeiro passo agora mesmo, acesse o nosso formulário de aplicação para a Mentoria de Infosaas e comece agora mesmo a jornada que transformará você: um(a) simples vendedor(a) de curso em um(a) dono(a) de edtech: RESPONDER APLICAÇÃO AGORA!
Agora que você entendeu o que é um infosaas e por que você não deve depender mais de terceiros, podemos começar a nos aprofundar de forma mais prática e trazer até exemplos de infosaas.
Quero só te pedir um favor, vai lá no meu Instagram (@orafaelalmeidah) e me manda um feedback sobre esse conteúdo aqui e dê suas sugestões de conteúdo! Fazendo isso vou entender que você gostou e será um grande incentivo para continuar escrevendo.
E aí, curtiu o conteúdo de estreia da nossa Newsletter? A cada 7 dias, eu vou enviar um conteúdo incrível para você!