Início / O Erro de Não Ter um Infosaas
Hoje vou trazer um conteúdo diferente para vocês. Vou contar uma história verídica de dois programas de mentorias de grande proporção do mercado digital, programas pelo qual um amigo bem próximo participa e nos conta como um pequeno detalhe faz toda a diferença.
E não importa se você fatura R$ 10 mil ou R$ 200 milhões, o ponto focal de qualquer produto digital está na forma em que você entrega o que promete, e tratando-se de uma mentoria, o acompanhamento e o dinamismo de como você se relaciona com os mentorados fazem toda a diferença.
Para preservar o nosso relator, vamos identificá-lo como Otávio. Um grande profissional no mercado digital, já fatura múltiplos 7 dígitos por ano, possui uma imagem bem estabelecida, bem como, um negócio já consolidado.
Otávio, assim como, a maioria dos infoprodutores de grandes resultados no mercado digital, procuram formas de alavancar seus negócios quando os mesmos estão em crescimento de faturamento. A primeira opção é sempre buscar mentores, pelos quais, podem, através de suas experiências e conhecimentos, passar um caminho menos tortuoso.
O primeiro relato de Otávio mostra uma assustadora comparação entre dois programas de mentorias — Para preservar o nome dos programas de mentorias desta história, vamos chamar apenas de mentoria 01 e mentoria 02.
Imagine que ambas mentorias possuem:
Podemos constatar que ambas mentorias não são pequenas, trata-se de mentorias com turmas fechadas, ticket médio relativamente alto e duração média padrão de mercado.
Nada de errado até aqui, principalmente se levar em consideração que ambas prometem tirar você do ponto A para o ponto B, sendo acompanhadas por grandes profissionais do mercado digital.
O problema mesmo está nesse relato de Otávio: – A mentoria 01 tem aproximadamente 85% de satisfação dos mentorias e carrega a marca de ter apenas 5% de reembolso, enquanto a mentoria 02 tem apenas 0% de satisfação e mais de 70% de reembolso.
Como podem ambas as mentorias serem executadas por grandes profissionais do mercado digital, mas ter uma disparidade gigantesca de satisfação e reembolsos?
Nesse ponto, Otávio nos explica com a maior tranquilidade que, o motivo que faz a mentoria 01 (embora tenha praticamente o mesmo propósito da mentoria 02) ter um resultado absurdamente estrondoso se deve à Tecnologia, ao Infosaas!
Enquanto a mentoria 01 utiliza tecnologia para entregar experiência, acompanhamento dinâmico e sistematizado com gestão das aplicações práticas, a mentoria 02 ainda usa modelos manuais e cansativos de entrega, com uma má experiência, quase sem acompanhamento e sem valor agregado no relacionamento com mentorados.
A mentoria 01 com tecnologia permite que os mentorados façam login na plataforma da mentoria e cadastrem todas as informações relacionadas ao seu produto digital, como: criativos, landing pages, copys, dados de vendas, tráfego, fase atual, momento de mercado e semelhantes. Com esses dados cadastrados, os mentorados podem solicitar pela plataforma análises assíncronas com os analistas da mentoria.
Todas as análises realizadas pelos analistas geram retornos de atividades, tarefas e melhorias que os mentorados precisam executar, tudo direcionado ao método ensinado no curso do expert.
Só esse processo de você conseguir aplicar o que você está fazendo e ter alguém acompanhando e direcionando para o que deve ser aplicado e melhorado faz a mentoria 01 ter 85% de satisfação e apenas 5% de reembolso (de 1.200 pessoas, 60 pedem reembolso – uma margem muito baixa).
Agora, quando falamos sobre a mentoria 02, Otávio relata que assim que adquiriu a mentoria, foi jogado em uma plataforma com umas 80 aulas (– ué… é um curso ou mentoria?! Indagou Otávio!), encontros semanais com todos os mentorados sem qualquer organização de momento ou fase de mercado, isso acabou gerando um descontentamento geral, pelo simples fato de que cada mentorado precisa ser acompanhado dentro da sua realidade.
Otávio relata também que muitos dos processos de acompanhamento são realizados via e-mail e por planilhas. Os retornos são demorados e todos muito desconexos com o que ele precisava, sem falar da infinidade de materiais PDFs que são entregues para você ler (com quase nenhuma aplicação prática acompanhada).
Em resumo, a mentoria 02 tem uma boa promessa, mas a entrega ruim faz ela ter incríveis 0% de satisfação e quase 70% de reembolso. Números assustadores pelo tamanho da mentoria e por quem a vende!
Claro que não vou expor as mentorias aqui, mas Otávio deixou claro em nossa conversa, que a tecnologia implementada na mentoria 01 com interações intencionais, boa experiência de usabilidade e acompanhamento real do seu momento de mercado ajudaram no alcance dos seus resultados, enquanto a mentoria 02 só dava vontade de chorar mesmo.
A grande lição que tiramos dessa história é que você não pode mais negligenciar o infosaas. Ela pode estar onde você não está, ela pode acompanhar na hora que você não pode, ela pode instruir no momento em que você não pode!
Utilizar tecnologia no propósito de fazer seus alunos e mentorados descobrirem seus objetivos, integrar ferramentas e recursos para que eles possam usar durante a jornada, direcionando para a regularidade das ações que precisam ser executadas e repetitivas para que avancem de forma crescente até o objetivo, e por fim, fazer seus mentorados alcançarem os resultados e se transformarem em legítimos cases e embaixadores da sua entrega.
Não vou entrar no conceito da gamificação, nem tão pouco do design comportamental que você precisa desenvolver para seus alunos e mentorados através da tecnologia. Mas você precisa, a partir de agora, entender que seus produtos precisam ser construídos, deixando de pensar apenas no design funcional, e sim, pensar no design para o humano.
Entendendo seus comportamentos, vontades e o que incentiva ele a fazer o que precisa ser feito! Esses detalhes envolvem o que eu chamo de interações intencionais.
Como fazer seus alunos e mentorados interagirem com você? E como fazer com que cada interação dessa seja extremamente estratégica e intencional? Como a tecnologia pode entregar tudo isso?
Bom, isso fica para um outro conteúdo! O que você precisa sair deste conteúdo sabendo, é que o conceito de infosaas, nunca foi tão real quanto as provas que a realidade vem nos mostrando. Transformar seu curso em um infosaas nunca foi tão necessário quanto agora, e olha que não estamos nem no começo desse mercado ainda!
Se você tem um curso ou uma mentoria eu quero te ajudar a alcançar o máximo potencial que um infosaas pode proporcionar para o seu produto digital. Me chama no direct do instagram e vamos bater um papo real e sincero sobre o seu momento atual.
Sem dúvidas existe um universo de possibilidades que sem tecnologia, sem um infosaas você deve estar desperdiçando!
E aí, curtiu o conteúdo da nossa newsletter? Nos vemos no próximo!