O Fim dos Vendedores de Curso — Entramos em uma nova fase.

Em uma época onde todos podem tecer suas opiniões e críticas a qualquer tema, os escolhidos da vez são os surfistas, digo, os infoprodutores que jogam a narrativa de uma “nova onda” para o mercado. 

Sabemos que isso é comum, não acabará tão cedo, afinal, é uma cultura já enraizada. O grande tema do momento são as inteligências artificiais e como ela mudará (ou moldará) a forma como nós encaramos o mundo e criamos negócios. 

Porém, o que tenho para passar neste artigo não será sobre IAs, nem sobre possíveis ondas, mas sim, como minha visão e foco está totalmente focada no service.

A Grande Derrocada

Não é segredo para ninguém quais são minhas opiniões sobre o modelo atual do mercado de infoprodutos, afinal, é o assunto mais abordado nas minhas newsletters e no meu canal do Youtube.

Não quero afirmar que será o fim dos cursos online, porque seria uma grande mentira e eu estaria sendo um agente do caos, o que não é o caso. Mas o mercado de infoprodutos mudará — Ou será forçado a mudar. 

Pense comigo e olhe para ao menos 10 (dez) anos atrás, veja como a tecnologia evoluiu e quantas ferramentas nós temos à nossa disposição hoje para resolver problemas. Chega ser assustador como nossas tarefas do dia-a-dia foram otimizadas por causa da tecnologia e eu não vejo algo diferente acontecer com o mercado de educação.

É certo que as Edtechs (Empresas de Educação com Tecnologia) existem desde que a bolha “.com” explodiu, mas quando eu falo com infoprodutores, eu preciso ter uma comunicação mais simples e clara.

E afirmo tranquilamente: Os vendedores de curso deixarão de vender curso — Pelo menos do jeito que nós fazemos hoje.

O Fim dos Vendedores de Curso

Não será o fim dos cursos, mas sim, dos vendedores de curso. Estamos vivendo neste exato momento uma transformação mental dos infoprodutores que estão no topo deste mercado. Aqueles que conseguiram construir boas empresas, com produtos sustentáveis, entenderam que não há nada melhor do que evoluir seus negócios digitais para o service, ao invés de ficar apenas na entrega de conhecimento.

Algumas estratégias que vêm sendo compartilhadas no mercado (exemplo do livro “The Linchpin do Russell Brunson”) estão fazendo os grandes infoprodutores do mercado mudarem seus focos. Antes, eles ficavam ancorados em criar a melhor narrativa, a melhor estratégia de lançamento para vender seus conteúdos empacotados através de videoaulas, agora tudo muda!

O foco não é mais o conhecimento empacotado, afinal, informação por informação, as inteligências artificiais estão aí para provar que quaisquer negócios baseados em apenas informação estão com os dias contados.

Entendendo isso, e também, todos os problemas de retenção, engajamento e resultados inexistentes que o mercado de infoprodutos não consegue gerar por causa dos seus modelos de entrega defasados, nem preciso dizer que os infoprodutores que estão migrando para o service não querem ficar mais ancorados em apenas conteúdo.

Por isso, vejo que o fim será dos vendedores de curso e não dos cursos em si. Como mencionei em alguns parágrafos acima, estratégias amplamente validadas e compartilhadas no mercado estão mostrando que o melhor caminho para os infoprodutores seria focar em construir software, e ao invés de focar seus esforços e energia para construir um produto puramente de conhecimento, o melhor será ensinar as pessoas a utilizarem e dependerem do software.

Criar um software que ajude ou entregue serviço (service) para que os usuários não apenas absorvam o conteúdo, mas que também possam aplicar será o “novo normal” desse mercado!

Inclusive falei sobre isso na minha última live, onde analisei o lançamento das IAs d’O Novo Mercado e o Thiago Finch: https://www.youtube.com/watch?v=zEKsi4EgtLU


Não se surpreenda, se você começar a ver no mercado um aumento significativo dos termos
saas, microsaas e infosaas. Essas tendências estarão no centro dos negócios digitais a partir de agora.

Antecipação de Mercado e o Service

O que estamos vendo é uma antecipação deste modelo de negócio aqui no Brasil. Tive a oportunidade de conversar com grandes infoprodutores que estão no exterior e muitos dizem que essa tendência será extremamente forte no Brasil dentro de 2 a 5 anos dependendo da adesão.

Sendo bem sincero, eu já comecei a antecipação desta tendência há uns 4 anos atrás desenvolvendo software para dezenas de infoprodutores, este ano que comecei a acelerar ainda mais!

Desde que decidi vir a público fomentar o conceito de Infosaas, indiretamente me coloquei como um entusiasta e líder desse movimento aqui no Brasil, chamando a atenção do topo do mercado de infoprodutos e contribuindo para a construção de diversos novos ecossistemas.

Inclusive, estamos abrindo janela para nossa Assessoria Completa de Infosaas: https://infosaas.co/ — Se você é um infoprodutor que deseja transformar seu curso em um ecossistema digital, eu estarei contigo nessa jornada de ponta a ponta. Nós vamos te ajudar a descobrir, planejar, desenvolver, implementar e escalar.


Eu acredito que esse não é mais o futuro, e sim o presente. Transformar cursos em ecossistemas digitais através de software é o movimento que o mercado de infoprodutos começará a fazer cada vez com mais intensidade.

O grande negócio agora é criar e entregar ferramentas que permitam os alunos aplicar o que é ensinado ou retê-los pela comodidade de conseguir utilizar um serviço (service) instantaneamente sem ficar apenas na teoria.

Tecnologia Acessível

O que me anima ainda mais é que há 4 anos eu comecei no mundo tech através de tecnologias ágeis como: No-code e low-code. Não tinham tantos conteúdos, não tinham tantos cases, não tinham tantos profissionais disponíveis.

Agora não! Eu vivo em ambos mercados e posso dizer com tranquilidade que nunca foi tão acessível criar software como é agora. Tanto pelo investimento (custo x benefício) quanto pela mão-de-obra. A evolução da tecnologia tem proporcionado a possibilidade de empreendedores que jamais imaginaram construir um software, desenvolver produtos que antes era algo somente possível para quem tinha dinheiro, muito dinheiro.

Eu sou prova de que tecnologias como no-code e low-code podem fazer a diferença para quem deseja entrar no mercado de software e vai por mim, transformar seu curso em um ecossistema digital deixou de ser algo exclusivo para quem tinha muito dinheiro.

 

Você pode agora mesmo, aplicar para nossa Assessoria Completa de Infosaas: https://infosaas.co/Estarei contigo nessa jornada de ponta a ponta. Te ajudando a descobrir, planejar, desenvolver, implementar e escalar o seu ecossistema digital.

O que o mercado de Infosaas nos reserva daqui para frente? Eu tenho certeza que fará de muitos vendedores de curso, grandes empresários de tecnologia!

Newsletter de Infosaas

Sua assinatura não pôde ser validada. Você já deve ter um cadastro com esse e-mail!
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter Infosaas

Cadastre-se agora na única newsletter que transforma infoprodutos em infosaas.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de e-mails. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.