O que é um Infosaas?

Parece que transformar o seu infoproduto em um infosaas é algo absurdo, complexo ou até mesmo de outro mundo, mas não é! E nesse conteúdo eu vou te provar isso.

Segura na cadeira, prepara o print e vamos começar nossa jornada.

Para que você entenda tudo o que é necessário sobre Infosaas, eu vou dividir esse conteúdo da seguinte forma:

  1. Por que os formatos atuais dos infoprodutos não funcionam?
  2. O que é de fato um infosaas?
  3. Por que um infosaas funciona mais que um infoproduto tradicional?

1 – Por que os formatos atuais dos infoprodutos não funcionam?

Em 2011 (há exatos 13 anos atrás) surgia no mercado brasileiro uma startup que hoje seria a maior plataforma de infoprodutos do Brasil: a Hotmart. Nem preciso dizer o tanto que ela evoluiu aos longos desses anos, porém, se existe algo que não mudou muito desde o início do mercado de infoprodutos até hoje é a entrega.

Cursos, área de membros, ebooks, documentos, ingressos, imagem, áudio, vídeo, download de programas, pdfs e templates são os mais comuns e utilizados por infoprodutores, desde os que estão começando nesse mercado até os que já são reconhecidos com grandes resultados.

O ponto é que o mercado evolui constantemente (principalmente nesses 13 anos desde o surgimento da Hotmart) e o que poucas pessoas desse mercado falam é sobre o cansaço e desgaste desses formatos de entrega. 

Pirataria, falta de valor agregado, falta de inovação, sem vantagem competitiva de negócio, falta de engajamento dos alunos, baixa retenção, baixa renovação, base de alunos desqualificada com poucos resultados, alto índice de reembolsos, dependência da imagem e presença do infoprodutor e a busca incessante pelo caminho do resultado mais fácil e mais rápido são apenas alguns dos problemas que o modelo atual do mercado de infoprodutos acaba gerando.

E não importa o que você faça, o modelo tradicional (utilizado há 13 anos) não é capaz de gerar uma diferenciação de resultados para o seu negócio digital (se é que ele existe!)

Mas como muitos infoprodutores ainda geram altos resultados?

Você com certeza está olhando o copo meio cheio, mas esqueceu de olhar o copo por outra perspectiva e entender que este copo pode estar meio vazio.

Já parou para analisar se esses infoprodutores tem consistência de produto? Eles mudam constantemente o que vende? Ficam adaptando de forma periódica suas narrativas para encaixar o seu produto? Mudam constantemente seus públicos para encaixar potenciais produtos de alta aderência? Já parou para analisar que os infoprodutores com mais consistência de produto são os que continuam no topo?

E você já parou para pensar que a maioria do topo do mercado de infoprodutos investe em tecnologia para se manter consistente na entrega? Bom! Se você nunca analisou isso, sua perspectiva vai começar a mudar agora.

Existe uma dissonância cognitiva quando se fala em aderir à tecnologia, fazendo isso parecer algo seleto para um grupo muito específico de infoprodutores, principalmente para os mais tops desse mercado. Outra dissonância é que você nem construiu um infosaas e já quer desenvolver um SaaS ou microsaas perdendo tempo e tração para algo que poderia trazer resultado mais rápido.

O mais simples para um infoprodutor hoje fugir da mesmice e começar a construir um negócio de educação com tecnologia, ou melhor, criar um ecossistema de educação com tecnologia, o caminho inicial é o Infosaas.

2 – O que é de fato um Infosaas e por que funciona?

Perceba que começamos falando do início do mercado de infoprodutos e finalizamos o primeiro tópico falando sobre ecossistema de educação com tecnologia, dois mundos completamente distintos e ao mesmo tempo, extremamente conectados por um elemento vital na vida do infoprodutor: Metodologia de Ensino.

Todo infoprodutor que no mínimo faz um trabalho bem feito preza por desenvolver e aperfeiçoar cada vez mais sua metodologia de ensino. E por que essa informação é importante?

É porque metodologia de ensino é a base de um infosaas!

Unindo o Conhecimento com Software

De maneira simples, o infosaas é a junção de do info (conhecimento/curso/conteúdo) com SaaS (software/plataforma/aplicativo).

Diferente de um SaaS ou até mesmo um microsaas, o infosaas continua focando no que é ensinado, mantendo a entrega teórica (info) inovando na entrega do que precisa ser aplicado na prática (SaaS). É dessa forma que surge o infosaas, um formato de entrega novo capaz de gerar um grande valor para o infoprodutor.

Entendendo O Que É um Infosaas de Forma Simples

Para você entender o que é um Infosaas de forma bem simples e rápida, vou exemplificar a diferença comparando saas x microsaas x infosaas.

Saas

Vamos pegar o clickup como exemplo! É um SaaS de grande porte com diversas ferramentas, recursos e se propõe a resolver muitos problemas. Imagine que dentro do clickup você encontra recursos como: gestão de tarefas com prazos e atribuições, colaboração entre equipes, automação de tarefas, dashboards, integrações e customizações.

Microsaas

Vamos continuar com o clickup como exemplo! Um microsaas é o oposto de um SaaS. O foco é ser objetivo com recurso limitado. Imagine que o meu foco não será construir tudo o que o clickup possui, mas sim, algo muito específico. Nesse caso eu vou criar um gerador de prazo (gantt)!

Um gerador de prazo (gantt) existe dentro do Clickup (SaaS) mas é apenas mais um recurso dentro de muitos outros. Quando eu trago o gerador de prazo (gantt) para o microsaas esse é o único recurso pelo qual vou me dedicar para desenvolver e entregar.

Infosaas

Continuando com o Clickup como exemplo! O Infosaas parte do princípio de que eu tenho algo teórico que pode ser ensinado, e o melhor, algo prático que pode ser aplicado.

Imagine que eu sou especialista em gerir prazos de um projeto utilizando o modelo de visualização em gantt. Uma vez que sou especialista, certamente eu devo ter uma metodologia. 

Aqui está o maior segredo e a diferença notável de um infosaas para SaaS e microsaas.

Se eu tenho uma metodologia própria de como gerir prazos com gantt, tão logo, eu posso não apenas ensinar teoricamente como criar gantt pela minha metodologia, mas eu posso também, criar uma plataforma com esses conteúdos teóricos e entregar um gerador de prazo (gantt) prático e aplicado com minha metodologia.

Perceba que é algo único, personalizado e totalmente atrelado ao método próprio. 

Qualquer pessoa pode construir um microsaas que gera prazos (gantt), mas pouquíssimas pessoas podem ensinar como criar e gerenciar prazos (gantt) com metodologia própria de ensino e entregar um gerador de prazos (gantt) de forma aplicada e prática para seus alunos.

3 – Por que um Infosaas funciona mais que um infoproduto tradicional?

Se lembra dos problemas de um formato tradicional de infoprodutos? Pirataria, falta de valor agregado, falta de inovação, sem vantagem competitiva de negócio e etc…? 

Se lembra que a maioria dos infoprodutores top de mercado estão aderindo à tecnologia para manter a consistência de produto?

Se lembra que os infoprodutores que conseguem se manter relevantes estão construindo ecossistemas de educação com tecnologia?

Então, um infosaas é capaz de entregar tudo o que você precisa!

Através de um infosaas você utiliza tecnologia para combater a pirataria, agregar valor para o negócio digital, inovar na sua área de atuação, criar vantagem competitiva no mercado, aumentar o engajamento, retenção e renovação dos alunos, qualificar sua base de alunos com resultados tangíveis, diminuir drasticamente os reembolsos, diluir a dependência da imagem e presença do infoprodutor e desejam construir um negócio sustentável e escalável de médio e longo prazo.

Esse é o jogo dos grandes players do mercado! Para criar um ecossistema de educação com tecnologia, você precisa começar com um infosaas. É o mais simples de se começar, você já tem metodologia de ensino, você já tem base de alunos e não precisa reinventar a roda. Basta criar um software que entrega sua metodologia de forma prática!

Esse é o jogo que atrai investidores e até compradores deste Infosaas. Agregar valor à sua marca criando um negócio sólido e altamente buscado pelo mercado.

Esse é o jogo que simples vendedores de curso estão se propondo a jogar para se transformarem em donos de edtechs (negócio de educação com tecnologia). Startups de alta aderência no mercado de investimentos capaz de transacionar milhões de reais que tem projeção de crescer e atingir US$ 350 bilhões nos próximos 5 anos.

Infosaas é modelo de negócio que agora você tem conhecimento da existência e que certamente vai deixar uma pulguinha atrás da orelha para começar a se movimentar, eu sei, te entendo! Quando eu descobri o mundo do Infosaas, quando eu descobri que poderia deixar de ser um simples vendedor de curso para ser dono da minha própria edtech, eu tive certeza que o futuro já é o presente e todas as ideias que eu tinha em mente, agora são possíveis!

E agora? Por onde começo? O que eu faço?

Calma! Eu sei que sua mente deve estar um turbilhão de ideias e possibilidades, mas não adianta entregar tudo em apenas um conteúdo (por que é muita informação), mas vamos fazer o seguinte…

Como você entendeu o que é um infosaas por esse conteúdo aqui, na próxima segunda eu vou enviar no seu e-mail outro conteúdo sobre quais os primeiros passos necessários para transformar seu infoproduto em um infosaas

Quero só te pedir um favor, vai lá no meu Instagram (@orafadoinfosaas) e me manda um feedback sobre esse conteúdo aqui e dê suas sugestões de conteúdo! Fazendo isso vou entender que você gostou e será um grande incentivo para continuar escrevendo.

E aí, curtiu o conteúdo de estreia da nossa Newsletter? Se a primeira já foi assim, imagine as próximas! Então prepare-se, toda segunda de manhã vou enviar um conteúdo incrível para você!

 

Esse passo é importantíssimo 👇

Receba nossos conteúdos em primeira mão cadastrando-se em nossa newsletter! 

Newsletter de Infosaas

Sua assinatura não pôde ser validada. Você já deve ter um cadastro com esse e-mail!
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter Infosaas

Cadastre-se agora na única newsletter que transforma infoprodutos em infosaas.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de e-mails. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.