Início / O Que Todo Infosaas Precisa Ter?
Até aqui, abordamos muitos conceitos e possibilidades que um infosaas pode gerar através de um produto digital, de um curso ou mentoria para ser mais específico. A partir de agora nós vamos começar a aprofundar nos elementos estruturais que fazem de um infosaas, um bom produto tecnológico capaz de gerar engajamento, retenção e interações para uma base de alunos.
Quero acreditar que você já tenha lido minhas últimas newsletter para ter um pouco de familiaridade com o . — Caso não tenha lido, vou deixar aqui o link para você acessar e ler (https://comunidadeinfosaas.com.br). Os conteúdos não são sequenciais, mas os primeiros que já postei podem te gerar um entendimento mínimo sobre o que falo por aqui.
Eu não inventei absolutamente nada, não sou um gênio, nem me considero uma pessoa “fora da curva”. Infosaas nasceu de uma simples compreensão entre a necessidade e a oportunidade. O mercado de infoprodutos sempre necessitou de ferramentas que apoiassem no dia a dia de quem trabalha nesse mercado.
E foi dessa simples compreensão, que eu entendi as inúmeras oportunidades que estavam a minha frente. No caso do mercado de infoprodutos, surgem agora, inúmeras possibilidades para a criação de saas (software como serviço mais robustos), micro-saas (micro software como serviço) e infosaas (software como ferramenta prática agregada ao conhecimento).
Tão logo, entendemos que em um mercado considerável “saturado” para muita gente (— E na minha visão, saturado de produto ruim), estamos elevando esse mercado para outro jogo, fazendo esse oceano não ser azul, mas sim, cristalino!
Existe uma grande quebra no padrão de consciência do mercado quando falamos sobre ‘o propósito da maioria dos infoprodutores’, é impossível não ser diferente, mas a gente consegue conversando com meia dúzia de produtores digitais, entender que o foco sempre será o dinheiro! — Afinal, o mercado de infoprodutos sempre foi vendido como um grande atrativo para gerar grandes volumes de receita vendendo produtos digitais (que em sua maioria são horrorosos).
Sem julgamentos, mas a lógica vendida desde os primórdios dos infoprodutos foi: Venda um produto (ou uma ideia de produto), os famosos produtos sementes e depois você vai melhorando ele. Bom! Nem preciso dizer que essa segunda parte nunca foi o foco dos infoprodutores, não é? Afinal, vender um semente que gera volume de venda em uma demanda reprimida, já colocava dinheiro o suficiente no bolso.
E com dinheiro no bolso, a maioria “esquece” que o produto final precisa ser melhorado, então por lógica, qualquer entrega serve!
E esse é o ponto central de qualquer infosaas! Melhorar a entrega do seu infoproduto para os alunos dando completa ênfase para a geração de resultado deles através de ferramentas práticas e recursos tecnológicos que agregados ao conhecimento já empacotado formam um produto de altíssima aderência.
Pense que tudo o que fazemos diariamente são movidos por impulsos imperceptíveis, mas que inconscientemente nós executamos e isso se deve a grande máquina que temos: o nosso cérebro!
Esses são os mesmos impulsos que o Duolingo (um dos maiores infosaas do mundo) utiliza para manter seus quase 34 milhões de usuários ativos diários, por exemplo.
Você já deve ter visto aquelas comunidades com alto grau de interatividade dos membros, onde alguns, passam um bom tempo ajudando outros membros dentro da comunidade “sem querer receber nada em troca”. Por que isso acontece? Muitos acreditam que foram “chamados”, “escolhidos” ou que possuem um “dom” para fazer o que fazem.
Os alunos de um produto digital precisam sentir que estão fazendo algo maior do que eles mesmo ou que estão fazendo parte de algo maior. Seja um chamado ou parte de um movimento!
Não existem conquistas sem troféu, não existe recompensa sem desafio. Os alunos precisam ter não só o sentimento de querer progredir, mas ter a certeza de que estão desenvolvendo habilidades e superando os desafios durante a sua jornada.
É muito comum, a gente perceber que a maioria dos infoprodutos no mercado tentam mostrar isso com pequenos selos de conquistas, mas isso não é o suficiente para que o próprio aluno sinta a realização de estar de fato progredindo.
Aprender, absorver, aplicar e analisar. Os quatro pilares que embasam a repetição criativa. Os alunos, assim como, os infoprodutores precisam entender que não bastam assistir muitas aulas se não houver a absorção do que está sendo ensinado.
Tão logo será necessário que haja formas de aplicação prática dos conteúdos, o teórico entrega uma base de conhecimento e o prático entrega aplicação real para os alunos. Esse é o processo que precisa repetidamente acontecer em cada trilha, em cada módulo, e se possível, em cada conteúdo.
Isso não só garante que haja repetição, mas que haja criatividade por parte dos alunos em aplicar o que está sendo sugerido e exige criatividade dos infoprodutores em elaborar ferramentas e recursos práticos para que seus alunos possam aplicar.
Isso gera interatividade entre quem ensina e quem aprende, criando um fluxo de análises e feedbacks necessário para o infosaas.
Esse é o impulso que faz qualquer ser-humano estar insatisfeito com o que tem e querer buscar mais e mais. É bem difícil identificar esse impulso nos infoprodutos do mercado.
É quase inexistente que haja elementos que façam os alunos se sentirem donos de algo. Um exemplo clássico que posso trazer para você entender esse impulso é o meu perfil dentro do Duolingo.
Eu já evolui tanto o meu perfil colecionando selos, conquistas e pontos que eu sinto que esse perfil é algo extremamente valioso para mim, não só pelo tempo aplicado, mas pelas conquistas geradas. Como nem todo mundo vai conseguir ter o mesmo desempenho, tão logo, o impulso da posse surge para que eu continue focado na missão.
Esse talvez seja o impulso mais aplicado nos infoprodutos atuais, mas que pode ser muito potencializado. Criar conexão e relacionamento com outros membros é um fluxo natural de qualquer comunidade. A motivação que cada membro possui quando acompanha a evolução de outros, ou até mesmo quando pode ter contato com pessoas que já chegaram onde ele também quer chegar, gera o impulso da influência.
Exercer influência sobre outras pessoas, aprender com quem chegou e ensinar outras pessoas quando você chegar onde elas querem, cria esse fluxo de relacionamento e convivência social importante para um infosaas.
Imagine você querer utilizar uma plataforma nova no mercado, de grande potencial e relevância no mercado, mas infelizmente você só pode ter acesso por convite. E dificilmente você consegue encontrar alguém que te forneça esse convite.
Ou imagine que você está completamente vidrado em um jogo, onde já conquistou várias pontos, medalhas, selos importantes e aparece um baú para você desbloquear depois de duas horas.
Esses dois exemplos mostram como funciona o impulso de querer algo que não podem ter. Isso os fará pensar naquilo o dia todo.
Como nós ficamos quando não sabemos o que pode acontecer logo em seguida após uma decisão importante? Esse é o impulsto que nos faz querer descobrir o próximo passo ou o que vem por ai…Nosso cérebro fica envolvido nessa curiosidade e pensa nisso frequentemente.
Esse é um dos principais fatores que liberam dopamina e é muito utilizado em jogos de azar. Mas o sentimento de imprevisibilidade e curiosidade se bem executado fazem do seu produto um elemento de exploração contínua.
Como podemos evitar algo negativo acontecendo (ou que pode acontecer)? Esse é o impulso que pode ser aplicado quando tentamos evitar um trabalho que demoramos para realizar, admitir que tudo o que já fizemos foi inútil ou que precisamos desistir.
A maioria dos infoprodutos do mercado não possuem esse impulso aplicado em suas entregas de conteúdo, por isso, a margem de alunos desistindo dos cursos é maior comparado aos alunos que conseguem ter resultados.
Esse é um resumo do The Octalysis Framework do Yu Kai Chou (Recomendamos muito a leitura dos conteúdos deste autor).
Se todos esses impulsos fossem aplicados dentro dos infoprodutos, certamente estaríamos falando de um volume muito maior de resultados gerados na maioria dos produtos digitais do mercado. Como a realidade é completamente diferente e existe um padrão enraizado no mercado, o infosaas chega para mudar um pouco a história.
Agora que nós entendemos como podemos aplicar conceitos que geram interações intencionais dentro de um infoproduto, nossa missão é transformar esses impulsos em recursos e funcionalidades dentro de um software.
O maior exemplo que podemos estudar e analisar de forma minuciosa é o Duolingo, que utiliza todos os impulsos mencionados nesse conteúdo. Com isso, podemos aproveitar todas as oportunidades que diariamente surgem para o mercado de infoprodutos.
Como disse no começo desse conteúdo, estamos no melhor momento para criar soluções para o mercado de infoprodutos, sejam saas, micro-saas e o que eu constantemente defendo aqui, o infosaas.
Agora que você conhece os 8 impulsos que geram engajamento e senso de pertencimento para seu alunos, tente analisar quais você está utilizando e quais você não está.
Nos próximos conteúdos vamos entendendo de forma mais metodológica, como começar a pensar em recursos e funcionalidades práticas.
Se você tem um curso ou uma mentoria eu quero te ajudar a alcançar o máximo potencial que um infosaas pode proporcionar para o seu produto digital. Me chama no direct do instagram e vamos bater um papo real e sincero sobre o seu momento atual.
Sem dúvidas existe um universo de possibilidades que sem tecnologia, sem um infosaas você deve estar desperdiçando!
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